Notícia

Afinal o que é um IPSS?

Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)

5 de setembro, 2021
Afinal o que é um IPSS?
Uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em Portugal é uma instituição constituída sem finalidade lucrativa, por iniciativa de particulares, com o objetivo de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, com a condição de não serem administradas pelo Estado ou por um corpo autárquico.
As IPSS tiveram o seu Estatuto inicialmente aprovado em 1983, pelo Decreto-Lei nº 119/83 de 25 de Fevereiro. Atualmente regem-se pelo Decreto-Lei nº 172-A/2014, publicado a 14 de Novembro de 2014, que reviu o Estatuto inicial de 1983.

Para além das suas funções na economia social, as IPSS revestem-se também de grande importância na dinamização das economias locais onde estão implementadas, não só relativamente aos serviços que prestam, mas também aos postos de trabalho que promovem.

Os objetivos destas instituições incluem:
  • Apoio a crianças e jovens;
  • Apoio à família;
  • Proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
  • Promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação;
  • Educação e formação profissional dos cidadãos;
  • Resolução dos problemas habitacionais das populações.

Na qualidade de entidades empregadoras as IPSS são obrigatoriamente inscritas na Segurança Social. Ver menos